sábado, 6 de setembro de 2025

Esforços de vários países para a defesa da segurança nacional e o desenvolvimento independente

Atualmente, vários países estão se esforçando para superar dificuldades com suas próprias forças e fortalecer o poder nacional.

Recentemente, o presidente da Indonésia declarou uma forte vontade de salvaguardar a segurança do país contra quaisquer ameaças externas em meio ao aumento das incertezas da situação mundial. Na cerimônia de revista realizada no Centro de Treinamento do Comando de Operações Especiais do Exército, em Java Ocidental, ele afirmou: devemos lembrar a dolorosa história em que, sempre que tentávamos nos levantar, enfrentávamos manobras de obstrução de forças estrangeiras; a Indonésia, dotada de abundantes recursos naturais, há muito tempo se tornou alvo de pilhagem; o povo indonésio jamais hesitará, no caminho do fortalecimento da defesa nacional, para proteger a soberania.

A declaração do presidente da Indonésia reflete a posição do governo de construir forças de defesa independentes, proteger a segurança nacional e alcançar um desenvolvimento independente.

A Indonésia está tentando impulsionar o desenvolvimento econômico com base em forças defensivas autossuficientes. Em junho passado, realizou-se a cerimônia de início da construção de uma grande base de produção de baterias. A base terá capacidade de produzir, por ano, baterias suficientes para 300 mil automóveis elétricos. Será estabelecida uma linha de processo completa, desde a extração e o processamento do níquel utilizado na produção de baterias até a fabricação e a reciclagem das mesmas.

Não é apenas a Indonésia. A Índia também está avançando na direção de resolver, com seus próprios recursos, em vez de depender do mercado externo, muitos dos materiais necessários para o desenvolvimento econômico.

Em um discurso proferido em 15 de agosto, por ocasião do Dia da Independência, o primeiro-ministro da Índia conclamou ao fortalecimento da autossuficiência. Ele disse que a época atual exige avançar rumo à produção própria de tudo, desde fertilizantes até motores a jato e baterias para veículos elétricos. Prosseguindo, enfatizou que o governo está priorizando agricultores, pescadores e pastores, afirmando que enfrentará com firmeza quaisquer atos que prejudiquem seus interesses e que jamais fará concessões.

O Irã está empenhando maiores esforços no fortalecimento de sua defesa nacional.

Recentemente, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, por ocasião do Dia da Indústria da Defesa, destacou em um artigo que é necessário aumentar a capacidade defensiva e fortalecer o poder de dissuasão militar por meio da utilização da ciência moderna de defesa e das táticas militares. Ele afirmou ainda que, juntamente com a melhoria das operações militares e do sistema de comando das forças de combate do Exército, da Marinha e da Força Aeroespacial, é preciso desenvolver continuamente novos equipamentos e sistemas de armas, mantendo uma estreita cooperação entre as forças armadas e o setor da indústria da defesa.

Atualmente, o Irã está concentrando seus principais esforços em enfrentar as crescentes e desesperadas manobras das forças hostis.

Mesmo sob severas sanções impostas pelo Ocidente, o país não tem poupado investimentos no desenvolvimento de tecnologias de defesa, equipando seu exército com armamentos produzidos internamente.

As Forças Armadas do Irã estão intensificando o treinamento de combate de suas unidades para manter plena prontidão e capacidade de punir invasores a qualquer momento.

Em agosto passado, a Marinha iraniana realizou um exercício de lançamento de mísseis, com a participação de navios de superfície e submarinos, bem como de unidades de guerra eletrônica. O objetivo do treinamento foi aprimorar a capacidade de combate da Marinha e, com isso, reforçar o poder de dissuasão do Irã. Durante o exercício, mísseis foram disparados simultaneamente de navios de superfície, submarinos e bases costeiras de lançamento, sendo todos eles de fabricação nacional.

O movimento dos países que buscam garantir o desenvolvimento independente e alcançar prosperidade por meio do fortalecimento de sua defesa nacional está se tornando cada vez mais ativo.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário