domingo, 3 de agosto de 2025

Cha Kwang Su

O camarada Cha Kwang Su foi um combatente revolucionário antijaponês e comunista infinitamente leal ao grande Líder camarada Kim Il Sung, que dedicou todos seus esforços e sabedoria pela causa histórica da libertação da pátria.

Nascido em 5 de abril de 1905, mudou-se ainda jovem para a Manchúria para fugir da opressão do imperialismo japonês e estabeleceu-se como professor. Desde jovem teve interesse pelas ideias progressistas e leu muitas obras marxistas, tornando-se um intelectual comunista.

Após conhecer o grande Líder camarada Kim Il Sung na primavera de 1927, juntou-se à União para Derrotar o Imperialismo como membro nuclear da primeira geração de jovens comunistas da revolução coreana. Desde então, foi um companheiro fiel até seus últimos momentos.

Como escritor e educador excepcional, cumpriu importantes tarefas destinadas a conquistar mais partidários para a luta revolucionária antijaponesa. Tendo ingressado na guerrilha antijaponesa em julho de 1930, viajou para várias partes da Manchúria e da Coreia para ampliar as redes do movimento antijaponês.

Durante as reuniões dos quadros militares, políticos e da juventude, defendia firmemente a autoridade do Líder, reafirmando seu caráter como grande homem, além de combater firmemente o divisionismo que já havia vivenciado por décadas no movimento antijaponês e comunista coreano.

Foi morto em 30 de outubro de 1932, quando realizava uma missão de exploração em Dunhua.

Em suas memórias, "No Transcurso do Século", o grande Líder disse:

"Quando lembro dos tempos em Jilin, inúmeros rostos inesquecíveis vêm à minha mente. Sempre, na frente desses rostos, está Cha Kwang Su."

Nenhum comentário:

Postar um comentário