O Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, a Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, o Presidium da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia e o Conselho de Ministros da República Popular Democrática da Coreia informam a todos os membros do Partido e ao povo que o ex-presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, camarada Kim Yong Nam, faleceu às 12 horas do dia 3 de novembro de 2025 devido a falência múltipla de órgãos em decorrência do câncer.
A vida do camarada Kim Yong Nam foi uma brilhante existência que, sob o cuidado do Partido e do Líder, portou a mais elevada honra e se manteve fiel à revolução com pureza de lealdade e elevada competência.
Nascido sob o domínio colonial do imperialismo estrangeiro, vivendo na aflição como filho de um povo arruinado, após saudar a libertação aos 17 anos de idade, o período de sua atividade social ficou marcado como um percurso contínuo de dedicadas ações pela prosperidade e honra da pátria, e pela liberdade e felicidade do povo.
Tendo seguido o caminho de estudos no exterior no início da construção democrática do país, o camarada retornou à pátria em julho de 1952, quando esta travava a árdua guerra, e dedicou-se, então, à formação de quadros do Partido na Escola Central do Partido. Do início da década de 1950 até a primeira metade da década de 1960, trabalhou no Comitê Central do Partido, contribuindo para elevar a autoridade externa do Partido e desenvolver de maneira vigorosa o trabalho com as forças progressistas que apoiavam e defendiam nossa causa no cenário mundial.
Após quatro anos como vice-ministro das Relações Exteriores, o camarada ocupou, a partir de setembro de 1967, importantes cargos no setor de trabalho internacional do Partido. Ao unificar todo o Partido sob a ideia revolucionária do Líder, expôs e frustrou as manobras das forças contrarrevolucionárias que deixaram manchas na história do movimento socialista mundial e demonstrou firme princípio e elevada capacidade prática nas importantes e difíceis tarefas de salvaguardar o caráter revolucionário e a autoridade de nosso Partido.
Com a convicção de que a ideia e a direção do Partido são a linha vital de nossa revolução e a diretriz absoluta para o fortalecimento e desenvolvimento ilimitados de nosso Estado, o camarada Kim Yong Nam, assumindo a importante responsabilidade de vice-primeiro-ministro do Conselho de Ministros e ministro das Relações Exteriores a partir de 1983, desenvolveu durante cerca de 20 anos uma ativa atividade político-diplomática no cenário mundial, defendendo os direitos e interesses de nosso Estado, digno e altivo.
Nos dias em que dedicou toda a sua sabedoria e energia para implementar de forma rigorosa a política externa do Estado, baseada nos princípios fundamentais de independência, paz e amizade, o camarada Kim Yong Nam contribuiu enormemente para ampliar o campo das relações exteriores da República e criar um ambiente favorável à construção do socialismo.
No período em que nossa pátria e nosso povo, em severas provações, levantavam no alto a bandeira do socialismo e consolidavam firmemente os alicerces da construção de uma potência, o camarada Kim Yong Nam, assumindo a importantíssima missão de presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, serviu com lealdade à ideia e à direção do Partido, e exibiu sua excepcional capacidade e prestígio na arena internacional, acumulando méritos notáveis na história político-diplomática da República.
Durante o período em que atuou como membro do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido e como dirigente responsável do mais alto órgão de poder da República, o camarada Kim Yong Nam foi infinitamente fiel, como veterano revolucionário, ao seu dever de assegurar que todas as esferas da administração estatal avançassem seguindo com precisão a trajetória de desenvolvimento da nova era.
Ao longo de cerca de 80 anos de atividade revolucionária, o camarada Kim Yong Nam serviu sempre ao Partido, à pátria e ao povo com vasto conhecimento e elevado senso de responsabilidade, e mesmo após superar os 90 anos de idade dedicou suas energias a deixar registradas, para as futuras gerações, valiosas obras que transmitem a gloriosa história de vitórias e honras de nossa República.
Cumprindo durante toda a vida, sem a mínima mancha, o sagrado dever de servir à causa do Partido e elevar o prestígio do Estado, e sendo dotado de uma personalidade humilde porém imponente, íntegra e pura, o camarada Kim Yong Nam sempre recebeu o respeito e o amor dos militantes do Partido e do povo, permanecendo na memória de todos como a nobre figura de um veterano da primeira geração da causa patriótica.
Os méritos que o camarada conquistou, dedicando toda a sua vida ao nosso Partido, à revolução e ao povo, brilharão ainda mais juntamente com o futuro vitorioso e próspero de nossa República, e em sua grande história e nas recordações de nosso povo, o camarada Kim Yong Nam viverá eternamente como um veterano do Estado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário