Com a firme determinação de contribuir com a luta revolucionária antijaponesa, juntou-se ao Exército Revolucionário Popular da Coreia no verão de 1937. Naquele mesmo ano, havia alistado-se na Associação para a Restauração da Pátria e começou a trabalhar como responsável por uma célula partidista. Nesta época, trabalhava como professor em uma escola Wangjiagou, em Changbai.
Conhecido como "universitário" entre os combatentes antijaponeses por seu amplo conhecimento, foi nomeado pessoalmente pelo General Kim Il Sung como editor-chefe do jornal "Jongso-ri", com a missão de estimular as massas à luta contra os imperialistas japoneses e esclarecê-la política e ideologicamente.
Faleceu em janeiro de 1938, durante a batalha de Zhengantu, após conseguir eliminar vários inimigos e garantir o avanço de seus camaradas.
Seu funeral foi organizado com solenidade pelo General após o término da batalha, em meio ao frio cortante.
Em suas memórias "No Transcurso do Século", o grande Líder camarada Kim Il Sung disse:
"Choe Kyong Hwa tinha um talento raro, era um destacado literato e excelente desenhista. Foi autor de quase todas as ilustrações que apareceram em 'Jongso-ri'. Dirigia as aulas políticas e no campo de batalha era combatente de vanguarda pois sempre marchava à frente nos ataques."
Nenhum comentário:
Postar um comentário