O Secretário-Geral do PTC, Kim Jong Un, participou do encontro partidista.
Participaram do pleno os membros titulares e suplentes do CC do PTC e, como observadores, os funcionários dos departamentos do CC do PTC, os quadros dos ministérios, órgãos centrais e instituições diretivas de nível provincial, os secretários-chefes dos Comitês do PTC e os presidentes dos Comitês Populares das cidades e condados, os diretivos partidistas e administrativos das fábricas e empresas importantes, assim como os comandantes correspondentes do Exército Popular.
Foi eleita a presidência da reunião.
O Bureau Político do CC do PTC encarregou o camarada Kim Jong Un de presidir a reunião plenária.
O Secretário-Geral expôs as características principais da luta deste ano, em que se desenvolveram trabalhos enormes, maiores do que em outros anos, e foram alcançadas mudanças grandiosas.
"À medida que se dão grandes passos nos trabalhos para o desenvolvimento do Estado e o bem-estar de todo o povo, não se deve jamais vangloriar dos sucessos iniciais, mas sim captar corretamente os fatores que criam obstáculos artificiais ao nosso avanço, lutar firmemente contra os fenômenos e elementos negativos, definindo-os como alvo, e extrair oportunamente as lições, para que o Partido possa conduzir bem a revolução e a construção", disse.
E enfatizou que os membros do órgão de direção central do Partido participassem ativamente do debate dos pontos da agenda, tendo profunda compreensão sobre o objetivo da convocação da presente reunião e sobre a importância dos assuntos em discussão.
Na ocasião foram propostos os seguintes pontos de agenda:
1. Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do Partido e do Estado para 2025
2. Sobre o trabalho do ano 2025 da Comissão Revisora Central do Partido
3. Sobre os importantes problemas relacionados com os preparativos do 9º Congresso do Partido
4. Sobre o estado de execução dos orçamentos estatais para o ano 2025 e o projeto dos orçamentos estatais para o ano 2026
5. Problema de organização
A Reunião Plenária aprovou por unanimidade os pontos de agenda propostos.
Discutiu-se o primeiro ponto: "Sobre o balanço do estado de cumprimento das políticas do Partido e do Estado para o ano 2025".
Foi apresentado o informe do primeiro ponto da agenda.
No informe foram dados a conhecer os notáveis êxitos nos trabalhos do presente ano, em que se imprimiu uma mudança significativa em todas as tarefas estatais sob a orientação certeira do CC do Partido, e analisaram-se em detalhes uma série de defeitos observados em várias organizações partidistas e organismos econômicos estatais no cumprimento das políticas partidistas e estatais, bem como suas causas e lições.
Em seguida, houve intervenções dos quadros diretivos de todos os níveis e foram apresentadas outras por escrito.
Os oradores informaram sobre o estado dos trabalhos de seus respectivos setores para materializar as tarefas programáticas apresentadas nas 11ª e 12ª Reuniões Plenárias do 8º Período do CC do Partido e apresentaram à Reunião Plenária as suas opiniões sobre as medidas.
O camarada Kim Jong Un fez a avaliação correspondente aos problemas apresentados.
Foi submetido à discussão o segundo ponto da agenda: "Sobre o trabalho do ano 2025 da Comissão Revisora Central do Partido".
No informe sobre o assunto, foram mencionados os êxitos alcançados nos trabalhos destinados a materializar a linha de construção da disciplina partidista da nova época e foram apresentados, com dados, os problemas surgidos nos trabalhos dos comitês revisores partidistas de todos os níveis.
A reunião partidista discutiu o terceiro ponto da agenda “Sobre os importantes problemas relacionados com os preparativos para o 9º Congresso do Partido”.
Foi apresentada uma série de questões relacionadas aos preparativos para a realização bem-sucedida da próxima magna reunião partidista, que servirá como um ponto de viragem transcendental para impulsionar o fortalecimento e o desenvolvimento do Partido e aumentar ainda mais a força motriz em direção ao desenvolvimento integral da construção socialista.
No informe, mencionaram-se, entre outros, os problemas referentes à composição do comitê preparatório do Congresso do Partido, à organização das seções e dos grupos por setores, à elaboração do projeto de emenda dos estatutos partidistas a ser submetido à aprovação do Congresso do Partido, ao balanço do trabalho dos órgãos diretivos dos comitês partidistas de todos os níveis e ao método de eleição dos delegados para a reunião de representantes do comitê partidista superior e para o Congresso do Partido.
O camarada Kim Jong Un apresentou a conclusão programática referente à discussão do primeiro, segundo e terceiro pontos da agenda.
Ele fez uma avaliação do Comitê Central sobre o estado de execução das políticas do Partido e do Estado no ano em curso e resumiu os principais êxitos alcançados.
"A avaliação geral das tarefas do presente ano é a velocidade de marcha acelerada e a capacidade de autossuficiência redobrada.
Em meio a desafios e dificuldades de toda espécie, os principais setores industriais da economia nacional cumpriram com responsabilidade o elevado plano de produção por meio da campanha incessante pelo aumento produtivo e pela economia, o setor agrícola registrou um rendimento de cereais mais alto que o do ano passado e numerosas obras construtivas importantes foram concluídas, de modo que o Plano Quinquenal foi cumprido, além do alcance das metas para o desenvolvimento econômico deste ano.
Graças ao fato de que os trabalhos para modernizar os setores principais da economia nacional e reforçar as infraestruturas técnicas chegaram à etapa final, prepararam-se as possibilidades e garantias para iniciar com mais segurança os esforços pelo cumprimento das metas de longo prazo da etapa seguinte.
Sobretudo, o resultado de importância capital foi ter alcançado êxitos brilhantes na realização do ideal e do bem-estar do povo e demonstrado sem reservas o aspecto do desenvolvimento simultâneo do nosso Estado, ao iniciar e completar no mesmo ano a construção das obras mais amplas e avançadas indicadas pela política de desenvolvimento local.
Graças aos êxitos significativos obtidos sob a orientação do nosso Partido na modernização dos componentes gerais da capacidade de defesa nacional, muitos problemas em prol da segurança e defesa do país e da preservação de seus interesses foram resolvidos de maneira eficaz e correta, apesar das mudanças geopolíticas e técnicas em escala global, e seguem agora no rumo correto de seu desenvolvimento.
Os êxitos notáveis alcançados em cerca de um ano pelas unidades de vários serviços do nosso exército que participam das operações militares no exterior demonstraram ao mundo inteiro a fama do nosso exército e do nosso Estado como forças armadas invencíveis e verdadeiro defensor da justiça internacional.
As festividades do octogésimo aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia realizadas este ano mostraram ao mundo inteiro a dignidade absoluta e a força irresistível características do nosso Partido, Estado e povo, e redobraram a vontade de todo o povo de continuar construindo, com sua inteligência e esforços e à sua maneira, a sociedade socialista.
No campo esportivo também foram registrados bons resultados que contribuíram para manifestar plenamente a galhardia do nosso Estado."
O Secretário-Geral declarou que 2025 é um ano de viragem histórica, no qual foi acumulada a força motriz que permitirá superar com total confiança o limite final do cumprimento do Plano Quinquenal e avançar com vigor para uma nova etapa, dando prova do ímpeto animado de progresso para o desenvolvimento integral.
A reunião plenária reconheceu unanimemente que, com a bandeira da ideologia erguida bem alto, foi possível coroar também este ano com êxitos gigantescos, avançando pela rota escolhida sem qualquer hesitação diante dos distúrbios e mudanças no cenário mundial e dos desafios e obstáculos de toda espécie, e que, igualmente no avanço subsequente, é importante manter inalterado e aprofundar ainda mais o próprio modo de luta e de revolução, consistente em criar milagres com o poderio da ideologia.
O Secretário-Geral enumerou os defeitos e vícios a serem corrigidos sem falta para o desenvolvimento qualitativo mais elevado da construção socialista.
Na conclusão, foram avaliados detalhadamente o estado de trabalho deste ano do Secretariado do Comitê Central do Partido e dos órgãos de direção do Estado e analisados os fatores que criam obstáculos artificiais ao desenvolvimento da revolução, assim como criticadas com rigor a posição ideológica injusta e a atitude de trabalho inativa e irresponsável de alguns quadros diretivos e funcionários responsáveis.
O Secretário-Geral chamou a continuar se esforçando para forjar o futuro com o próprio modo de luta e com o poder da autossuficiência e autodeterminação, corrigindo audazmente os defeitos e desvios com a maior confiança e coragem em relação à causa e à perspectiva da luta.
Também fez referência a uma série de tarefas principais que cabem hoje ao Partido, ao Governo e aos órgãos estatais.
A conclusão instou as províncias, cidades, condados e o setor agrícola a traçarem bem o plano para as tarefas agrícolas do próximo ano com base nas experiências agrícolas deste ano e a acelerarem seus preparativos. E apresentou as tarefas para o aumento da produção agrícola e o desenvolvimento rural, entre elas ampliar a área de cultivo de trigo e melhorar a capacidade de processamento desse grão até que se mude a estrutura da vida alimentar da população e reformar o sistema de distribuição para que se observe estritamente o princípio socialista de retribuição.
Após analisar detalhadamente a situação atual das fazendas com pôlderes, o Secretário-Geral esclareceu o propósito do Comitê Central do Partido de tomar medidas revolucionárias para converter as fazendas recém-organizadas ou mais atrasadas entre aquelas localizadas na costa ocidental em fazendas modernas e civilizadas que simbolizem o novo aspecto da transformação do desenvolvimento rural.
Além disso, a conclusão apelou para reforçar a base material do setor docente e enfatizou a necessidade de que as províncias, cidades e condados participem com a posição de dono no trabalho pelo desenvolvimento local.
E exigiu que as províncias alcancem simultânea e sucessivamente mudanças significativas compatíveis com suas peculiaridades ao aprenderem as experiências da província de Kangwon, que criou uma grande riqueza para o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida da população ao construir por conta própria 6 usinas hidrelétricas até o presente ano, e da província de Pyongan Sul, que levantou a Fábrica de Papel de Unsan como protótipo do país.
A conclusão mencionou os problemas de princípios e as tarefas para fortalecer a disciplina financeira e a do comércio exterior do país.
O Secretário-Geral ressaltou com ênfase especial a necessidade de dedicar as forças de todo o Estado ao trabalho de transformar as aldeias de mineiros de carvão.
Apontou que não se pode pensar no desenvolvimento industrial e no desenvolvimento econômico independente do país sem conseguir uma mudança no ambiente e na cultura de vida dessas aldeias e na consciência das pessoas sobre o setor carbonífero. Prosseguiu afirmando que o lançamento de uma nova frente para a transformação das zonas de minas de carvão, somando-se aos esforços para eliminar a diferença entre a cidade e o campo que vêm sendo realizados ultimamente com grande velocidade em diversas esferas, será hoje uma tarefa importante para o desenvolvimento perspectivo do país.
Na conclusão indicaram-se as tarefas para a proteção do ecossistema e os problemas de medidas a fim de exigir que as organizações partidistas de todos os níveis materializem cabalmente a demanda política de priorizar o massivo e o popular e assim dar mais vigor à natureza da sociedade socialista baseada no serviço incondicional às massas populares.
Enfatizando a importância de fazer bem os preparativos do Congresso do Partido, o Secretário-Geral esclareceu as medidas das tarefas organizativas e políticas a serem tomadas em todo o Partido.
Elucidou todas as tarefas necessárias para assegurar a realização bem-sucedida do Congresso do Partido, inclusive a de completar antes da convocação do próximo Congresso as obras importantes não cumpridas, a de traçar em todos os setores a correta meta do plano quinquenal da etapa seguinte para o desenvolvimento qualitativo e propor as vias científicas e realistas para seu alcance, a de aumentar a vigilância revolucionária e a tensão em todos os domínios e observar disciplina e ordens rigorosas, a de diversificar nas organizações partidistas e nas demais organizações de massas, em todos os níveis, a forma e o método da campanha ideológica para levar ao auge o entusiasmo político e o ímpeto de avanço característicos do povo coreano, e a de fazer bem os preparativos das atividades políticas e culturais.
"O prazo que resta até a abertura do Congresso do Partido serão os momentos mais importantes e responsáveis para dar bom acabamento aos trabalhos do oitavo período do Comitê Central do Partido e avançar no futuro para uma nova etapa de mudanças", assinalou, insistindo na importância do papel dos quadros diretivos e funcionários responsáveis em todos os níveis, inclusive os membros do órgão de direção central do Partido.
Exortou fervorosamente a dar mais impulso ao ímpeto combativo de caráter intrépido e ofensivo e avançar rumo à nova era de mudanças com o grande orgulho e dignidade de ter convertido o último lustro na grande era de exploração para a prosperidade integral.
Todos os participantes expressaram total apoio às palavras de conclusão do Secretário-Geral.
A reunião plenária discutiu o quarto ponto da agenda “Sobre o estado de execução do orçamento estatal para o ano de 2025 e o projeto do orçamento estatal para o ano de 2026”.
E decidiu compor o grupo de análise dos orçamentos estatais para revisar e deliberar o estado de execução dos orçamentos estatais do ano de 2025 e o projeto dos mesmos para o ano seguinte.
Como quinto ponto, a reunião partidista discutiu o problema organizativo.
A reunião decidiu destituir um membro e cinco suplentes do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.
O primeiro-ministro da RPDC, Pak Thae Song, informou à Reunião Plenária o estado de trabalho do referido grupo.
A Reunião Plenária deliberou finalmente o estado de execução dos orçamentos estatais de 2025 e o projeto dos mesmos para 2026 e aprovou apresentá-los à Assembleia Popular Suprema.
Durante o encontro, foi realizada a reunião consultiva para escolher as cidades e condados onde serão construídas, em 2026, as obras da política de desenvolvimento local.
Jo Yong Won informou à Reunião Plenária o resultado dessa consulta.
A reunião plenária definiu os 20 condados e cidades para novos objetos da política de desenvolvimento local de 2026 e os aprovou por unanimidade.
O Secretário-Geral encerrou a reunião plenária.
O oitavo período do Comitê Central do Partido deu conclusão substancial às tarefas de seu mandato e passou com êxito pelos processos preparatórios indispensáveis para entrar no processo de desenvolvimento da etapa seguinte.
A sessão ampliada da 13ª Reunião Plenária do oitavo período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia serviu como um importante motivo político para definir corretamente a trajetória do novo progresso da construção socialista e dar forte impulso à marcha de todo o povo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário