quinta-feira, 17 de julho de 2025

Compreensão geral da psicologia aplicada

O estimado camarada Kim Jong Un disse:

"Ao passo que a sociedade se desenvolve, os campos de pesquisa das ciências sociais estão se diversificando, e à medida que novos métodos são aplicados, as ciências aplicadas e as ciências interdisciplinares estão sendo desenvolvidas de forma inovadora."

Desde o seu surgimento até os dias de hoje, a ciência passou por uma contínua transformação, tornando-se altamente especializada. Nesse processo, juntamente com o constante avanço da ciência teórica, surgiu gradualmente a ciência aplicada, contribuindo de forma prática para a resolução dos problemas colocados pela realidade.

A psicologia também, desde que se separou da filosofia, consolidou-se como uma ciência e alcançou um desenvolvimento notável, tornando-se hoje uma disciplina indispensável à vida humana.

Em especial, com o surgimento de numerosos ramos da psicologia aplicada e o aprofundamento contínuo das pesquisas nesses campos, têm sido oferecidas explicações para problemas psicológicos concretos surgidos na vida e na prática humanas. Com isso, o interesse das pessoas pela psicologia aumentou consideravelmente, cresceu o número de pessoas que reconhecem a importância e o significado dessa ciência, e, socialmente, tem sido fortemente enfatizada a necessidade da pesquisa em psicologia, especialmente na psicologia aplicada.

De modo geral, a psicologia pode ser dividida em psicologia básica e psicologia aplicada. A psicologia básica, por sua vez, pode ser subdividida em psicologia geral, psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem, psicologia cognitiva, psicologia da personalidade, psicologia social, psicologia fisiológica e psicologia experimental.

A psicologia geral, que constitui a base da psicologia básica, é um campo fundamental da psicologia que tem como objeto de estudo a essência da psicologia humana e as leis gerais de sua formação e desenvolvimento, os princípios e métodos da pesquisa psicológica, os conceitos e categorias gerais da psicologia, bem como os processos regulares dos fenômenos psicológicos. Os resultados da pesquisa em psicologia geral contribuem para o desenvolvimento da psicologia ao fornecer métodos para todos os campos da psicologia, especialmente para a psicologia aplicada. Junto à psicologia geral, os demais campos da psicologia básica também desempenham o papel de fornecer dados gerais e fundamentais para as pesquisas em psicologia aplicada.

Por sua vez, a psicologia aplicada é um ramo da psicologia que, com base nos resultados da psicologia básica, busca investigar e explorar os métodos psicológicos que promovem a realização das atividades humanas nos diversos campos concretos em que os fenômenos psicológicos se manifestam de forma mais específica. Os resultados da pesquisa em psicologia aplicada não apenas são utilizados na prática concreta, mas também servem como dados fundamentais para a psicologia geral ao possibilitarem a formulação de teorias e leis psicológicas mais generalizadas.

Hoje, a psicologia aplicada tem como objetivo de pesquisa oferecer respostas práticas que ajudem a melhorar e desenvolver a psicologia humana nos diversos domínios da atividade e da vida, implementando os princípios e leis descobertos e estabelecidos pela psicologia teórica nos respectivos campos de aplicação.

Por exemplo, a psicologia educacional socialista tem como objeto de estudo os inúmeros problemas psicológicos surgidos na prática educacional, partindo da missão da educação socialista de formar os alunos como talentos revolucionários dotados de consciência ideológica independente e elevada capacidade criadora. Entre esses problemas estão as questões psicológicas relacionadas à assimilação da consciência político-ideológica por meio do processo de educação ideológica, à aquisição e aplicação do conhecimento científico, à adaptação dos conteúdos e métodos de ensino às características psicológicas dos alunos, bem como às particularidades psicológicas dos professores e dos grupos de estudantes.

O campo de estudo da psicologia aplicada está se diversificando dia após dia e se expandindo para uma ampla gama de áreas, enriquecendo ainda mais o conhecimento psicológico. Hoje em dia, praticamente não há nenhum campo da vida social onde a pesquisa psicológica não chegue; a psicologia já está profundamente infiltrada em todos os domínios da atividade humana.

Atualmente, os campos de pesquisa da psicologia aplicada abrangem inúmeras áreas, entre as quais se destacam: psicologia educacional, psicologia do esporte, psicologia médica, psicologia industrial, psicologia jurídica, psicologia da administração, psicologia da saúde e psicometria. Além disso, cada uma dessas áreas da psicologia aplicada está se tornando cada vez mais especializada e detalhada.

Por exemplo, a psicologia clínica, a psicologia do paciente e a psicologia da enfermagem derivaram da psicologia médica; enquanto a psicologia criminal, a psicologia forense e a psicologia da legalidade surgiram a partir da psicologia jurídica.

A psicologia aplicada, ao abandonar os métodos tradicionais que se baseavam apenas em abordagens empíricas, passou a incorporar ativamente tanto métodos de análise qualitativa (que analisam os aspectos qualitativos dos fenômenos psicológicos em seus elementos) quanto métodos de análise quantitativa (que quantificam os aspectos quantitativos desses fenômenos), transformando-se assim em um campo prático que contribui amplamente e de maneira eficaz para a realidade. Na psicologia aplicada, dados obtidos por métodos como a observação, entrevistas, análise de produções e documentos, e experimentação são analisados e sintetizados por meio de métodos de inferência indutiva e métodos estatísticos, o que assegura a cientificidade e a confiabilidade das pesquisas.

Apesar de ser um campo relativamente novo, a psicologia aplicada alcançou um desenvolvimento notável em curto período de tempo, tornando-se uma ciência que contribui significativamente para a atividade humana e para o desenvolvimento da sociedade. Por exemplo, a psicologia do esporte tem prestado grande contribuição para os resultados nas competições ao resolver problemas práticos como: diagnosticar e ajustar o estado psicológico dos atletas durante os treinos, antes e durante as competições; avaliar o potencial dos atletas em formação e determinar a idade esportiva ideal; e estudar os processos de aquisição de habilidades.

Além disso, ramos como a psicologia do aconselhamento, que oferece orientação psicológica a pessoas com dificuldades emocionais ou psicológicas, têm se mostrado extremamente relevantes para a promoção da saúde mental e o bem-estar das pessoas no dia a dia.

Dessa forma, aprofundar as pesquisas em psicologia aplicada não apenas impulsiona o desenvolvimento da teoria psicológica, como também se apresenta como uma necessidade urgente para acelerar a construção de um Estado socialista próspero e poderoso.

Devemos, daqui em diante, continuar abrindo novos campos da psicologia aplicada que contribuam ativamente para a construção de uma nação socialista forte e próspera, e alcançar continuamente novos resultados nessas pesquisas.

Hong Jun Sik

Revista da Academia de Ciências Sociais, volume 3 de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário