Paek Nam Sun nasceu no condado de Kilju, na província de Hamgyong Norte, em 13 de março de 1929, e formou-se na Universidade
Kim Il Sung em Pyongyang. Iniciou sua trajetória no Partido do Trabalho da Coreia assumindo, em 1968, o posto de vice-diretor do Departamento de Assuntos Internacionais. Desempenhou papel ativo em iniciativas intercoreanas, incluindo sua participação nas primeiras conversações da Cruz Vermelha Norte-Sul em 1972. Ao longo da década de 1970, ocupou funções ligadas a organizações de massa e relações culturais externas, e exerceu o cargo de embaixador na Polônia de 1974 a 1979, contribuindo para o trabalho diplomático da RPDC.
Durante as décadas seguintes, Paek assumiu posições relevantes em instituições do Estado e do Partido, atuando em diversas entidades ligadas à reunificação, paz e cooperação intercoreana, além de dirigir órgãos de imprensa e publicações. Eleito repetidas vezes para a Assembleia Popular Suprema, tornou-se ministro das Relações Exteriores em 1998, cargo que ocupou até seu falecimento em 2007, período no qual representou a RPDC em importantes contatos diplomáticos, incluindo diálogo com autoridades dos Estados Unidos. Faleceu em Pyongyang devido a uma enfermidade, aos 77 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário