Essa festa é celebrada com grande pompa em escala nacional, mas parece que ressoam os gritos de "Viva o General Kim Il Sung!" e "Viva a libertação nacional!", que todo o povo exclamou em louvor ao grande Líder camarada Kim Il Sung, salvador da pátria.
Ele conduziu à vitória a luta revolucionária antijaponesa que durou 20 anos, para recuperar o país da ocupação militar do imperialismo japonês. A libertação do país constituiu um evento secular que pôs fim à história de dificuldades da Coreia e deu início a uma nova era em nossa pátria.
Por isso, todo o povo o respeitou como salvador e herói lendário e deu-lhe uma calorosa recepção ao seu retorno triunfal.
Representantes de diferentes setores de Pyongyang e da província de Pyongan Sul organizaram o comitê preparatório para a recepção ao General Kim Il Sung, e os habitantes do condado de Taedong fizeram o mesmo separadamente, com a esperança de ser os primeiros a acolhê-lo em Mangyongdae, onde ficava sua casa natal.
No dia 14 de outubro de 1945, foi realizado um comício dos habitantes da capital em saudação ao retorno triunfal do Líder, em um estádio esportivo público de Pyongyang.
Ali se reuniram muitos habitantes, alguns sobre as árvores fora do pátio e nos pavilhões Choesung e Ulmil da colina Moran.
O então jornal “Pyongyang Minbo” escreveu em um artigo intitulado “Aclamações de 400 mil habitantes que estremeceram todo o território do país”:
"Pyongyang tem uma longa história de 4 mil anos e 400 mil habitantes. Já houve alguma vez uma concentração como essa? Já se realizou alguma vez um comício de ttão grande significado?...
Em particular, o que deu um significado histórico a esta reunião e emocionou a todos os presentes foi que o General Kim Il Sung, grande patriota da Coreia e herói que Pyongyang deu à luz, participou do comício e fez uma saudação calorosa e um incentivo fervoroso ao povo... Quando o General Kim Il Sung, herói que todos os compatriotas da Coreia veneravam e esperavam, apareceu na tribuna, eclodiram aclamações efusivas, e quase todos os presentes ficaram tão emocionados que choraram silenciosamente."
Em seu discurso naquele dia, o General exortou os diferentes setores do povo a se mobilizarem com o entusiasmo patriótico na construção de uma nova Coreia e a contribuírem ativamente para a tarefa de edificar o país, com sua força os que a tivessem, com o conhecimento os que o possuíssem, e com o dinheiro os que o tivessem.
Pelas exclamações e gritos que ele recebeu em resposta ao seu chamado patriótico, todo o território do país se estremeceu, sem falar na colina Moran.
As aclamações de 400 mil habitantes foram uma explosão de gratidão ao herói lendário e patriota incomparável que infundiu o júbilo pela libertação do país. Também refletiram a opinião pública e a vontade do povo coreano de alcançar a prosperidade eterna nesta terra, em resposta ao seu chamado.
Han Chol Ryong
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário