terça-feira, 29 de julho de 2025

Ri Sun Hui

A camarada Ri Sun Hui foi uma combatente revolucionária antijaponesa e militante comunista reconhecida por sua firmeza ideológica e lealdade inabalável ao grande Líder.

Nascida em 30 de junho de 1917, passou sua juventude em terras estrangeiras e tomou desde cedo o caminho da revolução, estimulada pelo forte sentimento patriótico que nutriu.

Em 1933, com apenas 16 anos de idade, já participava da luta revolucionária antijaponesa e, dois anos mais tarde, ingressou no Exército Revolucionário Popular da Coreia. Também era membro da União da Juventude Comunista e encarregada do departamento das crianças do condado de Wangqing, tendo um importante papel na educação dos jovens coreanos com o sentimento patriótico e antijaponês.

Para expandir a rede das organizações da juventude, infiltrou-se em diversas áreas controladas pelos inimigos, conquistando muitos jovens para o movimento antijaponês.

Durante suas atividades clandestinas, acabou sendo capturada pelos agentes do imperialismo japonês e, mesmo sob torturas e chantagens para que revelasse informações sobre o Líder e o ERPC, recusou-se firmemente a revelar qualquer informação, dizendo que a honra de ser combatente do General Kim Il Sung é mais preciosa que a própria vida. Foi assassinada pelos imperialistas japoneses em 11 de fevereiro de 1936.

Em suas memórias, "No Transcurso do Século", o grande Líder camarada Kim Il Sung descreve a camarada Ri Sun Hui como uma mulher de princípios e "tão pura como o lírio que cresce às margens do riacho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário