domingo, 27 de julho de 2025

Quinze minutos para a conquista da Altitude

Na história da Guerra de Libertação da Pátria (25 de junho de 1950 - 27 de julho de 1953) também está registrado o combate pela altitude 351, realizado conforme o plano de operação tática do grande Líder camarada Kim Il Sung.

A altitude 351, localizada no condado de Kosong, na província de Kangwon, era uma colina comum e desconhecida.

Naquele momento, os agressores estadunidenses, dando especial atenção a essa posição, construíram fortes instalações defensivas durante mais de dois anos, com o objetivo de usá-la como base para preparar um novo ataque de grande envergadura. Os inimigos tentaram, a todo custo, penetrar a profundidade de nossa posição, abrindo uma brecha pelo flanco da frente, unindo-se às suas tropas que desembocariam na costa do Mar Leste da Coreia.

Diante dessa situação, no início de maio de 1953, o grande Líder camarada Kim Il Sung convocou uma reunião de operação do Comando Supremo do EPC, onde deu a ordem de conquistar a altitude 351, uma posição estratégica inimiga.

Ao dar a ordem, sublinhou a necessidade de colocar os inimigos em passividade e caos, conquistando a altitude 351, que era de grande importância do ponto de vista tático e operacional, e de tomar a iniciativa em todas as frentes.

Para isso, o 2º batalhão do 53º regimento da 7ª divisão de infantaria do 7º corpo do EPC realizou intensivos exercícios para a conquista da altitude 351 no vale de Sujong, perto da zona de frente, e o treinamento foi concluído com sucesso em um mês.

À uma hora da madrugada de 2 de junho, começou o combate com o disparo simultâneo das tropas de artilharia do EPC. Os combatentes do EPC, que avançaram em direção ao topo da altitude, apesar de encontrarem resistência das casamatas de metralhadoras pesadas, cercas de arame farpado e campos minados, conquistaram a posição em 15 minutos.

Ao amanhecer, os inimigos tentaram reconquistar a altitude, mobilizando em grande escala embarcações de diversos tipos, canhões e aviões, mas foram repelidos pelos valentes soldados do EPC.

Como resultado, falhou completamente a tentativa inimiga de ameaçar o flanco da frente e a retaguarda desde a costa, e foi criada uma situação militar e política favorável para nossas tropas.

Em 5 de junho, o grande Líder, informado do sucesso do combate pela altitude 351, enviou uma mensagem de felicitações aos combatentes e fez conceder o título de Herói da RPDC a 14 combatentes, incluindo Kim In Thaek, Kim Ryong Thaek e Ju Sang Ha, que abriram o caminho de avanço da unidade, cobrindo com seus corpos as casamatas inimigas.

Os 15 minutos para a conquista da altitude 351, que registraram uma página da história da guerra mundial, incutem o espírito da vitória segura em nosso povo.

Ham Kwang Hyok

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário