A Linha Maginot foi uma linha de defesa construída pela França na véspera da Segunda Guerra Mundial na região fronteiriça com a Alemanha.
Naquela época, diversos países da Europa construíram fortificações poderosas. A Alemanha formou a Linha Siegfried na fronteira ocidental, e a Finlândia estabeleceu a Linha Mannerheim na fronteira com a União Soviética.
A Linha Maginot foi construída com o objetivo de defender a região nordeste da França contra a invasão da Alemanha fascista, conforme a proposta de Maginot, então ministro do Exército da França.
Seu comprimento total alcançava cerca de 380 km.
Na Linha Maginot, havia milhares de instalações fixas de fogo permanente equipadas com diversos tipos de armamentos. Nas posições defensivas e centros estratégicos, foram erguidas estruturas antitanque. Além disso, no interior da linha defensiva, estavam dispostas fortalezas modernizadas.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a França depositou grandes esperanças na Linha Maginot, já que cerca de 200 mil soldados franceses estavam encarregados de sua defesa.
No entanto, em 1940, com a entrada das tropas da Alemanha fascista pela retaguarda, a Linha Maginot, tida como "inexpugnável", ruiu fragilmente. Após a rendição da França, a Linha Maginot caiu nas mãos das tropas alemãs fascistas.
Hoje, no cenário internacional, o termo "Linha Maginot" é usado como expressão que designa o último ponto de sustentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário